Curso de Soldador com Graduação Profissional – Senai

O curso soldador do  Senai é uma excelente opção para quem deseja atuar na área, aprendendo uma profissão extremamente necessária nos dias atuais, com grandes chances de um bom posicionamento profissional e com o crescimento econômico dos últimos anos, cada vez mais investimentos na área de construção têm sido realizados, o que aquece o setor e traz à tona a necessidade de profissionais muito bem capacitados, aptos a realizarem as funções básicas do cargo.

E o Senai se apresenta como uma das melhores opções para te trazer uma excelente capacitação profissional, já que possui muitos anos de experiência e se preocupa em oferecer espaços de aprendizagem bem equipados, com profissionais capacitados para a melhor formação possível.

Então continue lendo esse post até que nós possamos te explicar tudo sobre o curso, contando como se inscrever, como anda o mercado e tudo o que deve ser ensinado durante a formação, te ajudando a tomar a decisão profissional certa para você.

Curso de Soldador Tecnológico – Inscrição

As inscrições para o curso soldador do Senai podem ser realizadas diretamente em uma das unidades da instituição que estejam oferecendo o curso, os documentos básicos para realizar sua inscrição são o RG e o CPF, mas a instituição pode te solicitar ainda comprovantes de escolaridade, endereço, vale verificar a disponibilidade no estado em que você reside, havendo turmas e vagas disponíveis, basta levar os documentos necessários para concretizar sua inscrição e assim iniciar sua formação na área, ou realizar a inscrição online seguindo o passo a passo abaixo:

Soldador Tecnológico

  • Acesse o site do Senac www.mundosenai.com.br
  • Clique na aba cursos;
  • Clique na opção qualificação profissional;
  • Clique no curso operador de caixa do Senac;
  • Em seguida clique em Inscrever-se;
  • Preencha o formulário que irá aparecer;
  • Aguarde o sistema finalizar o processo de inscrição.

Os resultados da seleção para bolsista são divulgados diretamente no site do Senac, dependendo do estado, o curso operador de recepcionista do Senac pode sofrer algumas alterações, em algumas regiões, por exemplo, ele é EAD , além disso, no caso de quem vai se inscrever como bolsista, é importante deixar claro que o candidato precisa cumprir alguns pré-requisitos, tais como:

  • Renda familiar de até dois salários mínimos per capita;
  • Ter no mínimo 16 anos;
  • Não ser bolsista dentro do Senai e não estar participando de nenhum outro processo de bolsa;
  • Não ter abandonado um curso do Senai como bolsista nos últimos dois anos.
  • Além disso, apenas maiores de 18 anos podem realizar o curso, já que ele envolve o trabalho com valores monetários, nas mais diversas esferas de uma empresa.

Como funciona o Curso Soldador Senai e opções de mercado

O Curso Soldador Senai é organizado em aulas principalmente práticas, de maneira que o aluno possa aprender todos os procedimentos que são necessários nas atividades de Soldagem. Mas também haverá aulas teóricas, para formar uma importante base para os conhecimentos da profissão.

O Senai conta com excelente estrutura física para o curso, fornecida através de equipamentos e ferramentas que realmente coloquem o aluno no processo de aprender. Conta também com excelentes profissionais para ensinar, unindo toda a estrutura e Material Didático com os conhecimentos que serão repassados pelo professor.

→ Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área tem crescido bastante nos últimos anos, graças aos avanços na Construção Civil, com diversas construções residenciais e empresariais sendo realizadas em diversas regiões do país, e que com toda certeza aumenta a necessidade de profissionais capacitados.

Formando-se na área você poderá trabalhar principalmente para empresas de construção e indústrias diversificadas, atuando ainda na construção de estruturas de cidades.

Poderá também atuar por conta própria, sendo contratado de maneira terceirizada para realizar os trabalhos necessários, precisando apenas investir nos equipamentos básicos para desenvolver as atividades para os quais for contratado.

Conteúdo Trabalhado no Curso Soldador Senai

O Curso Soldador Senai acontece a partir de diversas modalidades, uma vez que a área da Soldagem é extremamente ampla e necessária em diversas atividades da Construção Civil e da Indústria.

Trabalhado no Curso Soldador

Por existirem diversas modalidades, o curso que você provavelmente deverá realizar primeiro seria o de Soldagem de Manutenção, onde você irá aprender:

  • Os conceitos e processos básicos envolvendo a soldagem, aprendendo a realizar soldagem à arco elétrico em eletrodo revestido, MIG/MAG e TIG, além de aprender ainda técnica de soldagem a gás oxiacetilênico;
  • A desenvolver os diversos procedimentos básicos da área, praticando a Soldagem em diversos momentos do curso;
  • Procedimentos corretos para garantir a segurança durante o trabalho, sabendo ainda quais os equipamentos de proteção individual – EPI deve utilizar;

E depois de realizar sua formação neste curso base, poderá realizar a capacitação em outros tipos de cursos mais específicos, tornando-se especialista na Soldagem de diversos tipos de materiais. Dentre os cursos principais podemos destacar:

  • Soldador em Tubulações diversas, como Aço Carbono e Inoxidável.
  • Soldador com Arco Elétrico em Eletrodo Revestido em posições Plana, Horizontal e Vertical.
  • Solador Brasador OxiCombustível, onde irá aprender principalmente sobre os tipos de Aço e Metal, conhecendo suas propriedades químicas, físicas, mecânicas e metalúrgicas, para assim conseguir manipulá-los corretamente.
  • Soldagem TIG em 5F, 5G, Alumínio, Aço Carbono e Inoxidável.

Dentre outras áreas e especializações, todas oferecidas pela instituição, de maneira que você possa se capacitar cada vez mais e se tornar um excelente profissional, apto a atuar no mercado, e ao final de cada formação você receberá um Certificado de Conclusão, que comprova as capacitações feitas, te ajudando a melhorar o seu currículo e te colocando em pé de igualdade com outros profissionais, para assim conquistar uma excelente vaga no mercado de trabalho.

Como você pode acompanhar por aqui, a área de Soldagem está em grande expansão, sendo extremamente necessária em diversos tipos de trabalhos. Daí a necessidade de estar sempre capacitado e antenado com as técnicas existentes, de maneira a não perder nenhuma chance profissional, por isso nossa sugestão é a de que você procure logo a instituição, para realizar sua inscrição num Curso Soldador Senai, estando assim preparado para atender as demandas do mercado de trabalho na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *