Curso de Segurança do Trabalho com Graduação Tecnológica – Senac

Com as empresas cada vez mais preocupadas em promoverem ambientes de trabalhos seguros e livres de acidentes, o curso tecnológico em segurança do trabalho Senac é uma boa opção para se profissionalizar e garantir um lugar no mercado de trabalho.

O objetivo do curtso é formar profissionais técnicos para atuarem na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em empresas privadas e públicas, órgãos públicos de administração direta e indireta e dos poderes legislativos e judiciário. O técnico de segurança do trabalho contribui tanto para a manutenção da saúde e da integridade física dos funcionários como para a sustentabilidade da empresa que precisa cumprir com as exigências legais e gerenciar os riscos das atividades.

Hoje os  técnicos do trabalho são amplamente requisitados em todos os setores, e podem desempenhar várias funções,e  nesse post, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre essa formação.

Curso de Segurança do Trabalho Tecnológico – Inscrição

Você pode se inscrever no curso técnico em segurança do trabalho Senac pelo site da instituição na sua região, mas, é importante saber que não são todas as unidades que oferecem essa formação, e que dependendo do local ela pode ser ofertada em diferentes modalidades (presencial, semipresencial ou EAD).

O processo de inscrição é feito de forma totalmente online, tanto para quem deseja concorrer a bolsa como para quem vai pagar o valor integral da mensalidade. Ele pode variar dependendo do site, mas de maneira geral são os seguintes passos:

Curso de Segurança do Trabalho

  • Entre no site do Senac www.sp.senac.br
  • Vá na aba de cursos e depois clique em cursos técnicos;
  • Clique na área de segurança e depois em curso de técnico do trabalho;
  • Escolha o estado onde você mora;
  • Escolha o polo mais próximo de onde você mora;
  • Clique em inscrever-se;
  • Faça o login na plataforma do Senac, caso você não tenha cadastro é só clicar em NÃO TEM CADASTRO? E fazer o seu em poucos minutos;
  • Preencha o formulário de inscrição e aguarde o sistema conformar que a inscrição foi feita.

No caso de quem vai se inscrever para ser bolsista, é importante se atentar aos pré-requisitos para se candidatar, que são:

  • Não ter abandonado um curso do Senac como bolsista nos últimos 24 meses;
  • Não estar participando de outro processo de bolsa dentro do Senac;
  • Não estar matriculado em nenhum outro curso Senac;
  • A renda familiar per capita deve ser inferior a dois salários mínimos.
  • Ter mais de 16 anos de idade;
  • Estar cursando ou ter concluído o 2° ano do ensino médio.

As bolsas variam de 50% a 100% e o resultado do processo seletivo é divulgado diretamente no portal Senac,

Como Funciona o Curso Técnico em Segurança do Trabalho Senac e Opções de Mercado

O curso técnico em segurança do trabalho Senac tem duração média 1.200 horas, dentro desse tempo o aluno irá ser apresentado a conteúdos teóricos e práticos, e ao final da formação terá que entregar um trabalho de conclusão de curso ou realizar um projeto integrador, see ele cumprir todos os requisitos determinados pelo serviço nacional de aprendizagem comercial (Senac) ao final da formação receberá um certificado de conclusão que poderá ser usado tanto no currículo como em processos seletivos da área.

Curso de Segurança do Trabalho

Em relação as opções de mercado do técnico em segurança do trabalho há uma grande quantidade, por lei, toda empresa com mais de 50 funcionários registrados ou que apresente algum grau de risco nas atividades precisa ter um especialista do gênero.

Além disso, o profissional pode atuar com várias funções dentro do empreendimento, desde a análise de riscos de processos e operações da empresa, até planejando e executando ações de conscientização sobre prevenção de acidentes de trabalho, o foco desse especialista é justamente auxiliar na manutenção da segurança do local de trabalho, bem como da saúde dos trabalhadores.

Conteúdo trabalhado no Curso Técnico em Segurança do Trabalho Senac

O curso segurança Senac é considerado um dos mais completos da área. Isso porque ele apresenta um panorama completo sobre a área de atuação e também sobre as funções pertinentes ao profissional, dentro dessa formação o especialista irá aprender vários conteúdos pertinentes, como elaborar, implantar e implementar a política de saúde e segurança do trabalho.

Nessa formação, o aluno também irá entender como fazer o monitoramento de riscos ocupacionais, para com base em estudos desenvolves ações e campanhas preventivas, o estudante também aprenderá a executar ações educativas em saúde e segurança do trabalho, bem como atuar auxiliando na gestão integrada de organizações, importante ressaltar que além dos conteúdos teóricos e aulas, os alunos também terão atividades de interação que podem variar conforme a modalidade do curso.

senac

No caso de quem vai cursar a modalidade EAD, elas podem ser encontros online entre o aluno e seus tutores para debates e troca de dúvidas. Também podem ocorrer encontros presenciais para promover o networking dos estudantes, além disso, durante toda a formação o aluno terá a disposição todas as ferramentas da plataforma de ensino do Senac, como simuladores de aprendizado e materiais de apoio.

O curso técnico em segurança do trabalho Senac é uma excelente alternativa para quem busca ingressar no mercado de trabalho em um nicho que cresce constantemente, a especialização em medidas de prevenção e manutenção de um ambiente trabalho seguro é cada vez mais requisitada por empresas de todos os portes, então vale à pena investir! E em casos de dúvida, não deixe de ir no Senac da sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *