Curso Marcenaria com Grau Tecnológico- Senai

Formar-se no Curso Marcenaria Senai é uma ótima opção para quem possui interesse em atuar profissionalmente na área, inserindo-se como trabalhador num mercado de produtos em pleno desenvolvimento, que é o de construção de móveis, principalmente os planejados.

O crescimento da área se dá principalmente com o aumento da demanda de pessoas em busca de móveis planejados que possam ajudar no aproveitamento dos espaços. Esse é um mercado promissor. E se você quer fazer parte dele assim como garantir ótimas oportunidades de emprego, precisa se especializar.

E para ajudar você a se formar na área, preparamos este material completo. Nesse post, iremos te explicar como fazer a sua inscrição no Curso Marcenaria Senai, quais as disciplinas ofertadas no curso, como funciona a formação, bem como falaremos sobre como anda o mercado de trabalho na área de Marcenaria. Confira!

Curso de Marcenaria com Graduação – Inscrição

Para realizar sua inscrição no Curso Marcenaria Senai é necessário entrar em contato com uma das unidades da instituição na sua cidade, verificando a disponibilidade do curso em sua região.

Se houver a disponibilidade do curso, você deverá separar alguns documentos para finalizar a sua inscrição e conquistar a sua vaga, sendo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Escolaridade;
  • Comprovante de Endereço.
  • Depois de deixar esses documentos, sua inscrição no Curso Marceneiro Senai será finalizada e você já poderá iniciar a sua formação na área.

Para participar do curso você deve ter já 18 anos ou mais, e depois de deixar os documentos necessários e preencher a papelada que sempre é organizada, sua vaga deve ser liberada, é claro que o curso deve estar disponível em sua região, então antes de tentar se inscrever verifique se existem turmas abertas no Senai perto de você, caso existam vagas abertas, o  aluno pode também realizar a inscrição online, seguindo o passo a passo abaixo:

Curso de Marcenaria

  • Acesse o site do Senac www.mundosenai.com.br
  • Clique na aba cursos;
  • Clique na opção qualificação profissional;
  • Clique no curso operador de caixa do Senac;
  • Em seguida clique em Inscrever-se;
  • Preencha o formulário que irá aparecer;
  • Aguarde o sistema finalizar o processo de inscrição.

Os resultados da seleção para bolsista são divulgados diretamente no site do Senac, dependendo do estado, o curso operador de recepcionista do Senac pode sofrer algumas alterações, em algumas regiões, por exemplo, ele é EAD , além disso, no caso de quem vai se inscrever como bolsista, é importante deixar claro que o candidato precisa cumprir alguns pré-requisitos, tais como:

  • Renda familiar de até dois salários mínimos per capita;
  • Ter no mínimo 16 anos;
  • Não ser bolsista dentro do Senai e não estar participando de nenhum outro processo de bolsa;
  • Não ter abandonado um curso do Senai como bolsista nos últimos dois anos.
  • Além disso, apenas maiores de 18 anos podem realizar o curso, já que ele envolve o trabalho com valores monetários, nas mais diversas esferas de uma empresa.

Como Funciona o Curso Marceneiro e Opções de Mercado

O curso marceneiro Senai é organizado de maneira teórica e prática, para auxiliar o aluno a efetivamente aprender os itens da profissão e desenvolver suas habilidades para realmente atuar na área, o aluno irá ser ensinado sobre como avaliar os projetos desenvolvidos, e assim iniciar as construções dos móveis, aprendendo a manipular os equipamentos e materiais necessários para desenvolver as atividades e concretizar os trabalhos solicitados pelos clientes.

→ Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho na área está em evidente desenvolvimento e crescimento, considerando que muitas residências e locais comerciais estão sendo construídos em nosso país, o que aumenta a necessidade de móveis, principalmente os planejados, que é uma das áreas de atuação do Marceneiro.

Formando-se na área de Marcenaria você poderá ser um funcionário contratado de empresas especializadas em construir e montar todas as peças que formalizam um móvel planejado, realizando as atividades necessárias da função, existem diversas empresas da área atualmente, e tendo a formação necessária você poderá angariar um bom e eficiente contrato de trabalho.

Ou então você pode trabalhar de maneira independente, criando a própria empresa ou realizando a construção de móveis de maneira autônoma. Esta etapa vai exigir que você invista em materiais e equipamentos, mas deve valer a pena se atuar na área é o seu objetivo pessoal e profissional.

Conteúdo trabalhado no Curso Marceneiro Senai

O curso marcenaria Senai é realizado em diversos formatos e etapas, considerando que você poderá atuar principalmente construindo móveis sob medida, ou mesmo construindo móveis de madeira, em marcenarias ou por conta própria. Para tanto a instituição oferece alguns tipos de cursos, com ensinamentos diferenciados.

Marceneiro

Você pode fazer o curso de marceneiro de móveis coloniais, onde irá aprender numa formação de 160 horas a construir móveis de madeira, utilizando madeira de lei e de reflorestamento no processo,ou pode ainda realizar formações na área de marcenaria sob medida, aprendendo principalmente quais as matérias primas mais utilizadas, como compensado, MDF, MDP e chapa dura, além de conhecer todos os equipamentos e ferramentas necessárias para construir os móveis solicitados.

Aprenderá ainda a fazer a correta leitura dos projetos dos móveis, feitos geralmente por arquitetos, e a incluir as ferragens e acessórios necessários para cada item construído, como trilhos, puxadores, sistemas deslizantes de gavetas, dentre outros, os principais cursos de marcenaria sob medida e suas cargas horárias são:

  • nÁrea de Serviço e Banheiros – 48 horas;
  • Cozinhas – 64 horas;
  • Dormitórios – 64 horas;
  • Móveis Residenciais – 60 horas.

Lembrando que durante o curso você receberá material didático para basear seus conhecimentos, além de receber treinamento em relação à Saúde e Segurança no ambiente de trabalho, para assim desempenhar bem suas funções, e que ao final de cada formação você receberá um importante Certificado de Conclusão de Curso, que comprova a realização de capacitações na área e com os dados básicos para serem incluídos em seu currículo, podendo assim concorrer a mais vagas de trabalho no setor.

O Senai é uma empresa séria e respeitada, com quase 80 anos de experiência na capacitação de profissionais para atuarem na Indústria e no comércio brasileiros, auxiliando seus alunos a obterem melhor posicionamento profissional no mercado de trabalho.

Então se o seu foco profissional é a marcenaria, sugerimos que não deixe de procurar a instituição, realizando o Curso de Marcenaria Senai e as demais formações complementares para assim estar apto a atuar como profissional na área, obtendo um excelente e disputado trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *