Curso de Eletricista Residencial Tecnológico – Senai

Fazer o curso de eletricista do Senai representa uma excelente oportunidade para você que deseja atuar com esta profissão, isso porque o aumento da necessidade de eletricistas devidamente capacitados na área tem crescido bastante, e se você almeja oportunidades com boas remunerações, precisa estar preparado e oferecer diferenciais que o coloque em destaque frente aos seus concorrentes de mercado.

Esse curso tem como objetivo é tornar o qualificado para executar e manter as instalações elétricas em edificações, você vai aprender os princípios e leis que regem o funcionamento de instalações elétricas residenciais, no mercado, poderá atuar na construção civil em obras de pequeno, médio e grande porte e na área de manutenção.

Por isso, no post de hoje reunimos todas as informações necessárias sobre o curso de eletricista oferecido pelo Senai, para que você saiba como se inscrever, o que será ensinado no curso e como anda o mercado de trabalho para a profissão. Então, continue lendo esse artigo até o final e veja o que precisa fazer para começar sua capacitação na área hoje mesmo!

Curso de Eletricista com Graduação Tecnológica– Inscrição

As inscrições para o curso de eletricista Senai podem ser realizadas diretamente numa das diversas unidades da empresa que estão espalhadas por todo o Brasil, se encaminhando até uma delas, você vai não apenas verificar se existem turmas abertas e por abrir, mas também realizar sua inscrição caso exista uma turma para se iniciar, levando para isso os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de que possui a escolaridade mínima para realizar o curso, que no caso é ter no mínimo o ensino médio completo;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda, caso deseje concorrer a uma vaga gratuita ou a uma bolsa de estudos.

Ou você pode também realizar a inscrição online, seguindo o passo a passo abaixo:

Curso de Eletricista

  • Acesso o site do Senai da sua região ou acesse o site oficial e escolha o portal do seu estado www.mundosenai.com.br
  • Em seguida, vá até a aba de cursos, escolha a área e depois a formação desejada;
  • Depois de encontrar o curso, clique em saber mais;
  • Você será redirecionado para uma nova página onde será possível conferir todos os dados;
  • Clique em matricular-se ou inscrever-se;
  • Você precisará preencher um formulário com os seus dados pessoais;
  • Em seguida envie a inscrição e aguarde a confirmação do sistema.
  • Pronto, agora é só aguardar a análise por parte do Senai. Importante ressaltar que não são todas as unidades que oferecem o curso de maquiagem.

O serviço nacional de aprendizagem comercial ainda oferece bolsas de estudos que variam entre 50% e 100%. Para se inscrever no processo seletivo de bolsista, o aluno precisa atender a alguns pré-requisitos:

  • Idade mínima de 16 anos de idade e no máximo 22;
  • Escolaridade mínima ensino fundamental Completo;
  • A renda familiar do candidato não deve ultrapassar dois salários mínimos per capita;
  • Não estar participando de nenhum outro processo seletivo para bolsa dentro do Senai;
  • Não ter desistido de um curso Senai como bolsista nos últimos dois anos.

Atendendo todos esses pré-requisitos é só se inscrever no processo seletivo para bolsa, o c resultado é sempre divulgado no formato de edital no site da entidade, lembrando que no caso da renda, deverão ser fornecidos os comprovantes de todas as pessoas que moram na mesma casa que você, incluindo o seu.

Como Funciona o Curso de Eletricista Senai e opções de mercado

O curso de eletricista Senai é organizado a partir de diversos módulos, que devem ser cumpridos em sua integridade, para que o aluno possa desenvolver plenamente todas as habilidades e conhecimentos necessários para atuar na área, as aulas são baseadas a partir de excelente material didático, e realizadas em ambiente muito bem equipado, com todas as ferramentas necessárias para aprender as ações necessárias ao trabalho de eletricista, contando ainda com os melhores professores da área.

Curso de Eletricista

→ Mercado de Trabalho

Em relação ao mercado de trabalho, este se encontra em constante desenvolvimento, uma vez que a profissão de eletricista é necessária nos mais variados tipos de empresas, além da necessidade de clientes não empresariais, formando-se na área você estará plenamente apto para atuar juntamente com diversos tipos de empresas, desenvolvendo atividades que vão desde a criação e planejamento de redes elétricas prediais, seja em construções residenciais ou mesmo industriais, até mesmo a manutenção de instalações diversas.

E esses trabalhos podem ser da maneira que você preferir: como funcionário de uma empresa, ou mesmo como prestador de serviços, através do trabalho como autônomo ou criando a própria empresa, estando apta a atuar de maneira terceirizada para outros tipos de companhias, independente da maneira que você deseje atuar, com toda certeza a área carece de muitos profissionais, principalmente aqueles bem capacitados, para executar as diversas atividades necessárias à área.

Conteúdo Trabalhado no Curso de Eletricista do Senai

O curso de eletricista do Senai possui cerca de 160 horas de duração, sendo a formação dividida em diversos módulos, trabalhados de maneira teórica e prática, buscando auxiliar o aluno a atingir as capacidades necessárias para desempenhar suas funções na profissão, durante as aulas, você deverá ser apresentado a diversos conhecimentos básicos, como:

senai

  • Todas as formas básicas de geração de energia;
  • Conhecimentos a respeito de circuitos, correntes e resistências elétricas;
  • Tensões e potências;
  • Eletromagnetismo e magnetismo;
  • Etapas básicas de um Projeto de Rede Elétrica, como Grafismos, Plantas, todo o Planejamento necessário, aprendendo ainda a estabelecer e organizar o Orçamento básico, medindo custos, preços de insumos, e assim por diante.

Informações envolvendo as corretas ações para garantir a correta saúde e segurança durante o desempenho de suas funções, sabendo principalmente como se proteger e cuidar dos demais colegas de trabalho, conhecimentos envolvendo o meio ambiente e toda a legislação necessária ao trabalho.

Informações sobre os tipos de cabos e os corretos usos para cada um deles, sabendo ainda como realizar emendas corretamente, tipos de instrumentos de medidas, sabendo ainda como utilizá-los e como interpretar os resultados obtidos, e diversas outras informações e conhecimentos, necessários para o desenvolvimento pleno nas capacidades profissionais necessárias ao desempenho seguro e correto das funções do eletricista.

Lembrando que a instituição se preocupa em desenvolver também diversos tipos de atividades práticas, além de visitas técnicas, de maneira a colocar os alunos em contato direto com o dia a dia da profissão, como você pode ver o curso de Eletricista Senai se apresenta como uma excelente opção de formação profissional, organizada para desenvolver os conhecimentos necessários, te ajudando a crescer na profissão, então recomendamos que você procure já o Senai, para assim realizar sua inscrição e começar logo esta formação, obtendo assim a capacitação ideal para se tornar um ótimo profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *