Curso de Cuidador de Idoso com Graduação Profissional – Senac

Dentre as muitas profissões que serão necessárias no futuro, a de cuidador de idosos com certeza é uma das que merece destaque, o Senac disponibiliza essa graduação para pessoas que estão a procura de uma especialização pra ingressar no mercado de trabalho, e é uma área na qual o profissional pode se expandir cada vez mais.

Formar profissionais que auxiliarão na promoção do envelhecimento saudável, considerando as características do idoso e as orientações da equipe multiprofissional, atuando para um menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a ética, convivência social e familiar, bem como a independência e autonomia do idoso.

O Senac é uma das melhores instituições do mercado, com total preparo para capacitar profissionais para as mais diversas áreas, incluindo a de cuidador de idosos, na instituição, você encontrará todos os recursos didáticos necessários para uma formação completa, e que vai lhe preparar para competir de maneira igual com os seus concorrentes, confira abaixo o como se inscrever e mais informações sobre o curso.

Curso de Cuidador de Idoso com Graduação – Inscrição

Para realizar sua inscrição no curso cuidador de idoso do Senac é necessário que você vá em uma das unidades que estão com vagas abertas munido dos seguintes documentos básicos:

  • Documento de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de escolaridade – tendo cursado no mínimo o ensino fundamental completo;
  • Comprovante de renda de todos os moradores da sua casa, para assim garantir uma bolsa de estudos, caso elas estejam disponíveis.

Tendo todos esse documentos em mãos, o candidato tem duas opções para a realização da matrícula, o candidato pode ir pessoalmente até uma unidade Senac portando os documentos citado acima ou o candidato pode realizar a matricula online seguindo o passo a passo abaixo:

Curso de Cuidador de Idoso

  • Acesso o site do Senai da sua região ou acesse o site oficial e escolha o portal do seu estado www.sp.senac.br
  • Em seguida, vá até a aba de cursos, escolha a área e depois a formação desejada;
  • Depois de encontrar o curso, clique em saber mais;
  • Você será redirecionado para uma nova página onde será possível conferir todos os dados do Curso Coaching Senac;
  • Clique em matricular-se ou inscrever-se;
  • Você precisará preencher um formulário com os seus dados pessoais;
  • Em seguida envie a inscrição e aguarde a confirmação do sistema.
  • Pronto, agora é só aguardar a análise por parte do Senac. Importante ressaltar que não são todas as unidades que oferecem o curso coaching Senac.

Após realizar sua inscrição, você estará apto a iniciar seus estudos na área, capacitando-se para cuidar de seres humanos que estão experimentando o último estágio de suas longas vidas.

Lembrando também que o Senac dá oportunidade de estudar de graça, por meio do programa Senac de gratuidade (PSG) você tem acesso a diversos cursos a distância para ganhar novos conhecimentos e conquistar mais espaço no mercado de trabalho, o PSG destina-se a pessoas com renda familiar mensal per capita que não ultrapasse 2 salários mínimos federais e ntes de efetuar a inscrição, o candidato deverá tomar conhecimento das informações disponíveis na guia “Pré-requisitos” de cada curso e certificar-se de que atende a todos os critérios exigidos.

A seleção dos candidatos será realizada considerando os seguintes critérios:

  • Seleção por estado;
  • Seleção para o curso oferecido, conforme disponibilidade de vagas;
  • Classificação obtida pela ordem de inscrição no curso pelo candidato; e
  • Comprovação do atendimento da documentação exigida para a matrícula.

Como Funciona o Curso Cuidador de Idoso Senai e Opções de Mercado

O curso cuidador de idosos do Senac irá te capacitar para atuar e gerenciar todas as atividades envolvendo o cuidado de idosos, desde a atenção com alimentação, até os cuidados com sua segurança, medicamentos, rotina, e outras atividades necessárias para garantir a saúde e bem-estar dos pacientes. Estima-se que em pouco tempo teremos uma boa percentagem de idosos no Brasil, uma vez que as famílias estão ficando cada vez menor com poucos filhos, ou mesmo nenhum.

Curso de Cuidador de Idoso

E é claro que muitas destas pessoas, que já viveram boa parte de suas vidas, trabalhando e criando suas próprias famílias, irão necessitar de diversos cuidados em algum momento de sua idade avançada, uma vez que diversas condições poderão surgir, afetando sua saúde e rotina, e é por isso que você deve se capacitar corretamente, principalmente se atuar com idosos é o seu objetivo profissional, uma vez que cuidar apropriadamente dos mesmos irá envolver muito mais do que apenas alimentação e medicamentos.

Um cuidador de idoso deve ajudá-lo em todos os aspectos de sua vida diária, não somente com a alimentação e os medicamentos a serem tomados, seu trabalho vai envolver ajudar com a higiene, combater os problemas psicológicos, prevenir acidentes e cuidar de outros aspectos da sua saúde, e como isso envolve outro ser humano, em condições que ele não se lembra de ter experimentado, você provavelmente irá precisar se capacitar muito mais do que imagina, atendendo o idoso com paciência, carinho e atenção. Abaixo, falaremos um pouco mais sobre as áreas que deverão ser estudas durante sua formação profissional.

Conteúdo Trabalhado no Curso Cuidador

O curso cuidador de idoso Senac é organizado em diversos módulos, para que você possa aprender e colocar em pratica as diversas informações que serão repassadas durante a sua realização No curso você deverá aprender diversas noções básicas de Primeiros Socorros, assim como o que fazer para prevenir acidentes.

senac

Além disso, também ficará por dentro de informações sobre medicamentos e a todas as situações que deverá se atentar enquanto atua com um idoso, como:

  • Como garantir a independência e autocuidado do idoso, compreendendo quando e como ele se torna dependente de outras pessoas e cuidados;
  • Monitoramento e registro da saúde do idoso, verificando alterações para serem repassadas aos responsáveis pelo idoso;
  • Conhecimentos das Legislações do Idoso, além de saber quais os limites legais de sua atuação como Cuidador;
  • Noções de nutrição, alimentação e de como manter o idoso hidratado.
  • Dentre outras tantas informações, de maneira que os cuidados necessários sejam aplicados em todos os momentos de cuidados.

Lembrando que o curso é desenvolvido de maneira teórica e prática, com material midiático para dar apoio e o suporte necessário à sua atuação posterior, os cuidados com idosos envolvem não apenas o conhecimento técnico, mas também o lado humano, uma vez que muitos deles necessitam mais de companhia do que de cuidados físicos.

Portanto sugerimos que você se prepare bem conhecendo afundo a área que deseja atuar, aprendendo o que for necessário para oferecer ao seu público o melhor serviço, sempre considerando uma visão holística sobre o idoso. E não deixe nunca de se capacitar, estando atento às novidades e inovações que podem melhorar a qualidade de vida deles. Se ser um Cuidador de Idoso é sua meta de profissão, procure logo o Senai, faça sua inscrição e se capacite para atuar na área, e não esqueça de deixar seu comentário falando o que achou do nosso artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *