Curso de Corte e Costura com Capacitação Profissional – Senac

Por incrível que pareça a área de corte e costuma é uma das poucas áreas que não foi tão afetada pelo cenário de crise no Brasil, com isso a demanda por serviços de corte e costura, principalmente nas grandes industrias da moda, nunca parou de crescer, e se você quer garantir uma vaga de emprego nesse mercado, uma graduação tecnológica seria muito importante.

O curso de corte e costura do Senac capacita o aluno para modelar e montar peças básicas de vestuário, utilizando técnicas de modelagem plana, corte, costura e acabamento, visando a qualidade na produção.

E nesse post reunimos todas as informações necessárias para quem deseja se inscrever e aprender ou mesmo aprimorar seus conhecimentos sobre todas as técnicas de corte e costura bem como captar as informações básicas da área. Confira!

Curso de Corte e Costura com Graduação– Inscrição

As inscrições para o curso corte e costura Senai devem ser feitas diretamente em uma das unidades da instituição de ensino, que ofereçam o curso na modalidade presencial, onde você também poderá verificar quais as próximas turmas a serem abertas, além dos horários disponíveis.Para garantir a sua vaga, caso existam turmas abertas, você deverá providenciar os seguintes documentos:

Curso de Corte e Costura

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Endereço;
  • Comprovante de Renda, se houverem vagas para cursos gratuitos;
  • Comprovante da Escolaridade mínima necessária;
  • Após levar esses documentos, com toda a certeza a sua inscrição será concluída e confirmada, e você poderá iniciar todo o processo de aprendizagem no seu curso de corte e costura Senai.

Vale lembra também que alem da opção de realizar a inscrição pessoalmente direto da instituição, o candidato pode também realizar a inscrição online basta seguir o passo a passo abaixo:

  • Acesso o site do Senai da sua região ou acesse o site oficial e escolha o portal do seu Estado www.sp.senac.br
  • Em seguida, vá até a aba de cursos, escolha a área e depois a formação desejada;
  • Depois de encontrar o curso, clique em saber mais;
  • Você será redirecionado para uma nova página onde será possível conferir todos os dados do Curso Coaching Senai;
  • Clique em matricular-se ou inscrever-se;
  • Você precisará preencher um formulário com os seus dados pessoais;
  • Em seguida envie a inscrição e aguarde a confirmação do sistema.

O serviço nacional de aprendizagem comercial ainda oferece bolsas de estudos que variam entre 50% e 100%. Para se inscrever no processo seletivo de bolsista, o aluno precisa atender a alguns pré-requisitos:

  • Idade mínima de 16 anos de idade e no máximo 22;
  • Escolaridade mínima Ensino Fundamental Completo;
  • A renda familiar do candidato não deve ultrapassar dois salários mínimos per capita;
  • Não estar participando de nenhum outro processo seletivo para bolsa dentro do Senai;
  • Não ter desistido de um curso Senai como bolsista nos últimos dois anos.

Atendendo todos esses pré-requisitos é só se inscrever no processo seletivo para bolsa, o c resultado é sempre divulgado no formato de edital no site da entidade, veja no próximo tópico quais são as principais informações tratadas durante o curso e como anda o mercado de trabalho nessa área.

Como funciona o curso Corte e Costura Senai e opções de mercado

O curso corte e costura Senac possui 160 horas de duração, sendo organizado em diversos módulos teóricos e práticos que irão te capacitar totalmente para o desenvolvimento das atividades necessárias à profissão, dentre os módulos estudados, você deverá aprender sobre tudo o que envolve a área de corte e costura, sabendo como organizar seu local de trabalho, cobrar pelo sua mão de obra, manusear os materiais e equipamentos básicos, dentre outras informações consideradas importantes para quem quer se profissionalizar nesse ramo.

Curso de Corte e Costura

O mercado para os profissionais de corte e costura sempre foi bem amplo e diversificado, e nos últimos anos tem ocorrido um imenso crescimento no mercado de confecção e peças de vestuário e outros produtos costurados à mão, numa grande onda de aquisição de produtos individualizados e personalizados, e se você obtiver uma formação de qualidade, que alinhe a teoria com a prática, com toda certeza estará mais preparado para atender às novas demandas do mercado, ou mesmo se capacitando para atuar em outras áreas de costura no futuro, como moda ou costura industrial.

Além de tudo isso, você pode não somente atuar diretamente em uma fábrica, independente do porte, como também abrir seu Ateliê, loja física ou online, produzindo sob encomenda e atendendo diversos tipos de clientes e nichos de mercado, por isso é importante estar bem preparado, e o Senai com toda certeza pode te proporcionar uma excelente formação.

Conteúdo trabalhado no curso Corte e Costura Senai

Dentre os conteúdos principais que deverão ser trabalhados durante o curso Corte e Costura Senai nós conseguimos já adiantar alguns, sendo:

Curso de Corte e Costura

  • Noções básicas de Matemática, abordando cálculos diversos e geometria;
  • Matérias primas básicas e como manuseá-las;
  • Moldes e técnicas de corte;
  • Técnicas básicas de costura;
  • Costura à mão e costura com Máquinas, aprendendo os tipos básicos de maquinário e pontos;
  • Procedimentos básicos para garantir a Saúde e Segurança no ambiente de trabalho;
  • Informações sobre como planejar e organizar o ambiente de trabalho;
  • Noções ambientais, envolvendo descarte de materiais não utilizados;
  • Tipos básicos de agulhas e outros acessórios;
  • Tipos de tecidos e como costurá-los corretamente.

Além dos conteúdos acima, outras informações serão passadas principalmente com o auxílio de material didático bem organizado, para que você possa contar com toda a base teórica em relação às técnicas utilizadas na área de corte e costura, lembrando que o curso conta com diversas etapas práticas, que com toda certeza irão complementar e melhorar sua formação na área.

Conforme explicamos acima, o curso corte e costura Senac é uma das melhores opções do mercado para que você se capacite e possa se preparar de verdade, atuando com costura em diversas áreas de trabalho, e gostaríamos de lembrar que o Senai é uma das melhores instituições de ensino profissionalizante do país, sendo a responsável por capacitar com responsabilidade profissionais em diversas áreas de atuação para o Comércio e a Indústria.

Então se formar-se nesta área é o seu objetivo profissional, ou mesmo o primeiro passo para formalizar sua profissão futura, não perca mais tempo, utilize as informações que te passamos neste texto e procure logo uma unidade do Senai, inscrevendo-se no curso e iniciando suas aprendizagens para poder atuar como um profissional de corte e costura, gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o curso corte e costura Senac? deixe o seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *