Você costuma tomar café para ter mais energia? Sabia que na verdade ele pode estar sugando suas energias?


É comum ouvir pessoas dizendo: Estou com muito sono, vou ali na cozinha pegar um café..

Em certo ponto isto está totalmente certo. Se usada de maneira correta a cafeína pode te dar mais energia, aliviar a fadiga, melhorar sua concentração, melhorar seu foco e até mesmo ajudar você a perder de peso.

O problema é que muitas pessoas exageram. Tomam muitos copos de café durante o dia e no final das contas o efeito que deveria ser positivo acaba sendo negativo devido ao crash causado pelo excesso de cafeína.

Outro problema comum é relacionado ao horário em que a bebida é consumida. Muitas pessoas acabam consumindo o café próximo ao horário de dormir, o que prejudica MUITO a qualidade do sono, fazendo com que no dia seguinte você esteja acabado.

Neste post vamos te ensinar como consumir o café de maneira inteligente. Queremos que você use o café como uma ferramenta para ter mais energia, e não para sugar as suas energias.

Quantidade indicada para consumo

É difícil atribuir uma quantidade exata que seja ideal para todos, porque as pessoas podem ter diferentes reações à cafeína dependendo da sua idade, histórico médico ou tolerância.

No entanto, há pesquisas suficientes para afirmar que em média, 400 miligramas de cafeína é uma quantidade diária segura para ser consumida por adultos saudáveis.

Contudo, em pessoas com idade inferior a 18 anos, não se recomenda consumir mais do que 100 miligramas de cafeína por dia.

Para te ajudar na matemática, vamos elencar aqui algumas bebidas ricas em cafeína juntamente com suas respectivas quantidades médias de cafeína:

  • Café de coador (237 ml): 130 miligramas
  • Café solúvel (237 ml): 63 miligramas
  • Café expresso (30 ml): 55 miligramas
  • Chá verde: 27 miligramas
  • Chá preto (237 ml): 36 miligramas
  • Lata de Red Bull (250 ml): 80 miligramas
  • Coca-Cola (354 ml): 34 miligramas

Frequência de consumo

A cafeína causa um efeito de muita energia em seu corpo, contudo, dependendo da quantidade ingerida de uma só vez, você pode vivenciar um crash quando o seu efeito for embora, fazendo com que seus níveis de energia caiam pra um nível abaixo do que estavam antes de você consumir o café. Quanto maior a quantidade ingerida de uma vez, maior será o crash.

A hack então é consumir a cafeína em pequenas porções intervaladas. A meia vida da cafeína no organismo é de aproximadamente 6 horas, portanto, ao invés de tomar um copão de café extra forte de uma vez, tente dividir seu café em doses menores intervaladas, por exemplo, a cada três horas.

Horário de consumo

A cafeína vai levar em média mais de 12 horas pra ser totalmente expulsa do seu corpo. Portanto, interrompa seu consumo em pelo menos dez horas antes de seu horário de dormir. Por exemplo, se você costuma dormir as dez da noite, não beba café depois do meio dia.

Forma de consumo

Como já dizemos em alguns posts aqui no blog, um dos maiores vilões no que se diz respeito em drenar as suas energias é o carboidrato (açúcar). Portanto, saiba que você está jogando fora os principais benefícios do café caso você o consuma com açúcar. A forma ideal de consumo é puro, sem açúcar, sem leite, sem nada que contenha carboidratos!

Outra dica é não consumir o café de estômago vazio, pois isso pode estimular seu estômago a produzir ácido hidroclorídrico, que em contato com o café pode causar diversos problemas como gases e uma má digestão dos alimentos que você consumir mais tarde.

Uma dica, é substituir o café tradicional pelo Bullet Proof Coffee (café a prova de balas). A receita pode ser conferia no vídeo abaixo:


L-Teanina

Para os mais entusiastas (como a gente aqui do Super Estudante) ainda existe um hack que pode ser utilizado para maximizar ainda mais os efeitos do café.

O hack é consumir juntamente com a cafeína uma dose (de normalmente 200 miligramas) do suplemento L-Teanina.

A L-Teanina, induz o relaxamento sem causar sonolência. Por conta disso ela pode minimizar os efeitos de agitação excessiva causados pela cafeína no organismo, potencializando sua capacidade de concentração, de aprendizagem e de memorização.

-

É isso aí. Recapitulando aqui, não tome mais do que 400 miligramas de café (ou 100 miligramas caso você tenha menos de 18 anos), consuma a cafeína de maneira intervalada (nada de tomar tudo de uma só vez), tome cuidado para não consumir cafeína próximo ao horário de dormir e não destrua o poder da cafeína consumindo café com açúcar. Caso você seja um pouco mais entusiasta, de uma procurada sobre o suplemento L-Teanina.

Nos vemos no próximo post! Deixe seu comentário aqui em baixo, ele é muito importante pra sabermos se estamos ou não no caminho certo.

Referências

Caffeine content for coffee, tea, soda and more
Caffeine: How much is too much?
Caffeine in Foods
Over-Caffeinated Teens
How to get as much energy out of caffeine as possible
The Half Life of Caffeine