Você costuma estudar por meio de videoaulas? Sabia que você pode acelerar a velocidade dos vídeos e assim duplicar ou até triplicar a quantidade de vídeos que você assiste?

Hoje em dia, a internet permite que os melhores professores do Brasil e do mundo disponibilizem suas aulas online, na maioria das vezes de forma totalmente gratuita.

Isso trouxe uma grande vantagem para os estudantes, pois não é preciso mais pagar milhares de reais por mês para ter acesso a aulas de qualidade. Você pode ter acesso aos melhores conteúdos no conforto de sua casa e de forma muito barata (ou até mesmo gratuita).

E o melhor é que em plataformas como o YouTube, é possível votar nas aulas, ou até mesmo verificar o quão boa é uma aula pelo número de acessos que ela tem. Por conta disso, é muito fácil saber quais são as melhores aulas de uma determinada matéria.

Visualizacoes YouTube

Não é preciso mais botar seu futuro nas mãos de um só professor.

O que vamos te ensinar aqui neste post, é um hack para ir ainda mais além. Como normalmente essas aulas online são disponibilizadas em formato de vídeo, podemos simplesmente acelerar a velocidade dos vídeos e assim conseguir assistir muito mais aulas em menos tempo.

Além disso, quando aceleramos os vídeos, nossa concentração tende a aumentar ainda mais. Pra explicar o porque isso acontece, pense no exemplo de você dirigindo um carro (ou uma bicicleta caso você nunca tenha dirigido um carro).

Se você estiver dirigindo a 20 KM/h, você vai ficar totalmente tranquilo, não vai precisar nem pensar muito pra dirigir. Muitas vezes você pode até sentir sono. Isso acontece porque o ritmo é tão lento que você não precisa manter o seu foco ligado para conseguir dirigir.

Agora imagine você dirigindo a 180 KM/h, a situação é totalmente diferente. Você não vai nem piscar, precisa estar atento 100% do tempo porque qualquer informação que você perder pode fazer com que você sofra um acidente e morra.

A mesma coisa acontece com vídeos. Quando você assiste em velocidade normal, você pode ficar entediado, com sono, desfocado, …

Porém se você acelera a velocidade do vídeo, você vai precisar ficar o tempo todo atento se quiser não perder o fio da meada e entender o conteúdo.

Então chega de história e vamos para a parte prática!

O primeiro passo é aprender a acelerar os vídeos de fato. Hoje em dia o próprio YouTube já permite fazer isso de maneira bem fácil.

Porém você vai precisar usar algumas ferramentas para acelerar os vídeos em alguns outros sites que não tenham essa ferramenta ou em vídeos que você tenha baixado em seu computador.

Acelerando os vídeos no YouTube

Passo 1: Clique na engrenagem que aparece no rodapé de qualquer vídeo no YouTube:

Visualizacoes YouTube

Passo 2: Clique em Velocidade:

Velocidade YouTube

Passo 3: Escolha a velocidade desejada e acelere o seu vídeo:

Opções de Velocidade YouTube

Acelerando vídeos em outros sites

Existe um plugin para o Chrome chamado Video Speed Controller que permite acelerar os vídeos em diversos outros sites além do YouTube.

Pra instalar e usar, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1: Clique aqui para abrir a página do plugin na App Store do Chrome.

Passo 2: Clique no botão Adicionar ao Chrome

Adicionar ao Google Chrome

Passo 3: Clique no botão Adicionar Extensão

Adicionar Extensão ao Google Chrome

E pronto!

Para acelerar, basta abrir algum vídeo (do próprio YouTube, do Vimeo ou de outro site) e clicar nos controles + e - que vão aparecer no canto superior esquerdo ao vídeo, como você pode ver na imagem abaixo:

Widget Video Speed Controller

Você também pode usar as teclas d para acelerar e s para desacelerar.

Acelerando vídeos que você baixou

Recomendamos o uso do player VLC. Para instalar basta clicar aqui, fazer o download e instalar o programa normalmente em seu computador.

Para acelerar, abra seu vídeo no VLC e no menu acima do vídeo, escolha playback e, em speed, aumente a velocidade:

Configurações VLC

Você também pode usar as teclas ] para acelerar e [ para desacelerar.

Não existe uma regra exata quanto a melhor velocidade para assistir vídeos. Cada pessoa funciona de uma maneira, uns conseguem mais rápido outros não.

A dica aqui é aumentar gradativamente a velocidade dos vídeos. No começo talvez você não consiga acelerar tanto, porém com o passar do tempo você vai se acostumando e com isso aumentando a velocidade.

Outra coisa que devemos levar em consideração é que cada pessoa fala em uma velocidade.

Portanto, não é porque você consegue assistir e entender o vídeo do fulano na velocidade 2X, que você vai conseguir assistir todos os vídeos nessa velocidade. Algumas pessoas falam mais rápido, outras mais devagar. Cabe a você identificar a sua velocidade de entendimento e adequar o vídeo a sua necessidade.

É isso aí. Baixe a ferramenta que melhor se adeque aos seus vídeos e comece a utilizá-la. Aumente a velocidade gradativamente e preste atenção na sua velocidade de aprendizado.

Ao dominar essa técnica você vai conseguir uma vantagem avassaladora em relação aos seus colegas que não utilizam.

Nos vemos no próximo post! Deixe seu comentário aqui em baixo e nos conte sua experiência, esperamos que você economize muito tempo com essa técnica.