Você se preocupa com as comidas que você come antes de estudar? E com as comidas que você come antes ou durante as provas?

Nesse post, queremos te dar uma vantagem: a de se alimentar com as comidas que vão te ajudar a ter foco, e não atrapalhar o seu foco.

Selecionamos 9 alimentos que além de muito nutritivos, vão turbinar sua capacidade de focar e de se concentrar. Seja durante seus estudos, seja durante as suas provas.

Estamos cansados de ver estudantes irem para as provas levando chocolate, bolacha passatempo e coca-cola. Se você já fez ou pretende fazer isso, saiba que esses alimentos possuem altos índices de carboidratos de cadeia simples, o que além de te deixar com muito sono, vai drenar a sua capacidade de foco.

Assim como você não deve colocar coca-cola no tanque do carro para fazer com que ele ande mais rápido, você não deve colocar uma barra de chocolate ao leite em seu corpo se quer ter mais foco e concentração.1

O alimento tem a incrível capacidade de afetar sua clareza mental, humor, memória e capacidade de focar. Então se você está buscando aumentar seu foco, a primeira coisa que você tem que fazer é prestar atenção no que você está comendo.

Abaixo está nossa lista, com 9 alimentos que você poderá utilizar para se alimentar antes ou durante as provas para maximizar sua capacidade de foco e concentração.

1 - Blueberries

Estudos mostraram que as blueberries (ou mirtilos como muitos conhecem) aumentam a concentração e memória por até cinco horas depois de ingeridas.

Isso acontece porque os antioxidantes presentes nas blueberries estimulam o fluxo de sangue e oxigênio em seu cérebro.2

As blueberries também contêm um coquetel de antioxidantes, incluindo antocianinas, proantocianidinas, resveratrol e taninos. Eu nem vou fingir que sei o que são essas coisas todas, porém foi mostrado que elas foram capazes de aumentar o foco, e até mesmo proteger contra o câncer, doenças cardíacas e dimensia.3

2 - Chá verde

O chá verde ajuda você a se concentrar por duas razões: um, ele contém cafeína, e dois, ele contém l-theanine.

Não há dúvida de que a cafeína ajuda aumentar seus níveis de energia, consequentemente aumentando sua capacidade de focar.

Mas que diabos é l-theanine?

A l-theanine é uma substância capaz de aumentar as ondas alfa do cérebro, o que de modo resumido, faz com que a cafeína seja liberada mais lentamente em seu organismo evitando a agitação excessiva e o crash4 que pode acontecer após o efeito da cafeína passar.

3 - Abacate

De acordo com o site WebMD, “todos os órgãos do corpo dependem do fluxo sanguíneo, especialmente o coração e o cérebro”.

E os abacates aumentam o fluxo sanguíneo, oferecendo uma maneira simples e saborosa de ativar as células cerebrais.5

Os abacates também são possuem uma grande quantidade de fibra (11 a 17 gramas por abacate), o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo.6

4 - Vegetais verdes

Os vegetais verdes estão cheios de antioxidantes e carotenóides, que aumentam o seu poder cerebral e ajudam a proteger seu cérebro.7

Uma dica geral: quanto mais verde for um vegetal, melhor.

Os vegetais verdes também estão cheios de vitamina B, que comprovadamente, melhoram a sua memória, foco, saúde e poder cérebral.

Eles também contêm ácido fólico, o que melhora também a sua clareza mental.8

5 - Peixe

Peixes gordurosos/oleosos contém ácidos graxos e ômega-3 que ajudam a memória, desempenho mental e função comportamental.

As pessoas que são deficientes em ômega-3 são mais propensas a ter má memória, alterações de humor, depressão e fadiga.9

O peixe também auxilia na melhora da sua concentração e humor.

Os peixes mais indicados (devido as suas quantidades de gorduras) são: salmão, truta, cavala, arenque, sardinha e kipper.10

6 - Água

Se você quiser melhorar seu foco, você precisa beber bastante água.

A água dá ao cérebro a energia elétrica usada em todas as funções cerebrais, incluindo o pensamento e processos de memória.

A água também te ajuda a pensar mais rápido, ter mais concentração e a ter uma maior clareza mental.11

Todas funções de seu corpo dependem da água, por isso é extremamente importante que você beba o suficiente.

7 - Chocolate amargo

Chocolate amargo (não o tipo açucarado ou ao leite) pode ajudar na sua concentração por uma série de razões.

Primeiro, porque ele contém uma pequena quantidade de cafeína. Segundo porque também contém magnésio, o que ajuda a aliviar o estresse, além de estimular a liberação de endorfinas e serotonina, o que melhora seu humor e faz com que você se sinta bem.

Porém, isso não significa que você deve comer um enorme tijolo de chocolate todos os dias. Você deve consumir doses menores e controladas para obter o máximo de seus benefícios.12

8 - Sementes de linhaça

Como alguns dos alimentos já listados, sementes de linhaça são ricas em magnésio, vitamina B, ácidos graxos, ômega-3 e fibras, todos os quais ajudam na clareza mental, perda de peso e, em última análise, o foco.13

Ela é sem dúvidas um super alimento.

Apenas certifique-se de moê-las depois de comprá-las (para que seu corpo possa digeri-las corretamente).

Ao contrário dos outros itens nesta lista, sementes de linhaça não podem ser ingeridas sozinhas, elas devem ser ingeridas com cereais, iogurte, aveia, saladas, etc.

9 - Nozes

Nozes são ótimas para o seu corpo a longo prazo, pois são fonte de vitamina E, que está associada com a prevenção da perda cognitiva devido a idade.

O legal é que você só precisa de uma por dia para obter esse benefício.

Elas também são ricas em óleos essenciais e aminoácidos que podem ajudar bastante em seu foco.14

Então é isso. Agora quando for fazer seu kit prova já sabe, nada de chocolates ao leite, refrigerantes, bolachas, balas, etc.

Ao invés disso, faça um combinado desses alimentos que apresentamos. Com certeza seus resultados serão muito melhores!

Referências

► 1: The purpose of food nutrition
► 2,3: A bowl blueberries day keeps brain active afternoon
► 4,14: Green tea helps you focus
► 5: Brain foods that help you concentrate
► 6: Foods for focus
► 7,8: 5 foods to eat before your interview
► 9: Fish oil concentration
► 10: Boost brainpower
► 11: Water and brain
► 12: Examining the health benefits of dark chocolate
► 13: How to Use Flaxseed and Flaxseed Meal