Você gostaria de render mais do que está rendendo? Aproveitar melhor seu tempo, estudar mais, aprender mais e ter aquele sentimento de dever cumprido?

Todos nós temos muitas coisas para fazer e você, com certeza, têm muitas coisas para estudar.

Mas na maioria das vezes ficamos com aquela sensação de que não estamos conseguindo realizar aquilo que haviamos planejado no dia, na semana, no mês…

Essa bola de neve, sem dúvidas, vai nos prejudicar muito lá na frente.

A maioria das pessoas não consegue cumprir suas metas, e mesmo assim não percebem que o erro pode estar nas pequenas decisões que tomam no dia que comprometem completamente a sua produtividade.

Quer deixar de ser um desses?

Então dá uma olhada nessas dicas simples que nós do Super Estudante separamos para você aumentar sua produtividade.

Se você conseguir mudar esses pequenos detalhes no seu dia, garantimos que você vai aumentar, E MUITO, seu rendimento!

Para começar, vamos deixar uma coisa bem clara: produzir mais NÃO quer dizer estudar/trabalhar por mais tempo!

Pelo contrário, você pode até estudar por menos tempo, o segredo é fazer a coisa certa, da maneira certa.

1 - Crie um ambiente favorável

Um ambiente conturbado afeta diretamente seu foco e produtividade.

Estude em um espaço organizado, onde todas as ferramentas necessárias estejam em locais de fácil acesso, para você não perder tempo com besteiras, como procurar uma borracha, por exemplo.

Além disso, seu ambiente deve inibir possíveis distrações, como sons desagradáveis e visitas inesperadas.

2 - Desative todas as notificações do seu celular quando estiver estudando

Essa dica está diretamente ligada à primeira.

Desative TODAS as notificações do seu celular quando estiver estudando, evitando que ele vibre, acenda, faça qualquer som.

Se necessário, deixe ele bem longe de você.

Deixe um possível canal para caso de emergências, como por exemplo avisar seus pais que você só responderá se ligarem.

Dessa maneira você evitará mais um tipo de distração que atrapalha sua produtividade e não ficará preocupado com possíveis emergências, já que deixou um canal exclusivo pra elas.

3 - Faça primeiro a tarefa mais difícil***

Elabore uma lista do que pretende fazer/estudar naquele dia.

A partir disso, organize a lista de acordo com o grau de dificuldade dos itens.

Estude primeiro as matérias que você possui maior dificuldade, as mais difíceis para você.

Por quê?

Por dois principais motivos:

1: Realizar as tarefas mais difíceis com a mente descansada favorece a produtividade, pois, se você deixar para fazer com a cabeça cansada, muito provavelmente você vai demorar mais, e muitas vezes nem conseguir.

2: A sensação de já ter realizado o mais difícil te motivará a continuar fazendo as próximas tarefas planejadas com mais facilidade.

4 - Controle seu sono

Esse talvez seja o ponto onde a maioria dos estudantes mais peca.

O seu sono é FUNDAMENTAL para sua produtividade, querer estudar até tarde e acordar cedo para estudar mais, ao invés de fazer você render mais (que é o esperado), só vai fazer você render menos, ter mais desatenção e menos foco.

Entender que nós não somos máquinas é imprescindível nessa caminhada, durma o necessário para acordar disposto no dia seguinte.

Especialistas indicam de 6:30h a 8h, mas cada um tem sua individualidade, o importante é dar o descanso certo para seu corpo e sua mente.

5 - Conheça seus limites e não se compare

Tenho certeza que você tem aquele amigo que faz todos os exercícios de matemática em 10 minutos, ou então aquele que lê 30 páginas do livro de história em meia hora, estou errado?

As pessoas tem características diferentes, e isso de maneira alguma é um problema.

O que eu quero passar aqui é que é extremamente importante que você conheça o seu rítmo individual e não se compare com ninguém.

Preocupe-se em fazer o que você tem para fazer da melhor maneira possível, você tem que melhorar para você mesmo, a comparação virá apenas na hora do vestibular, e é nessa hora que o Super Estudantes se destaca justamente por não ter se preocupado com comparação anteriormente.

6 - Procrastine produtivamente

Procrastinar parece ser algo ruim, né?

Mas você pode usar isso a seu favor.

Se você deseja dar uma pausa (que é algo super importante), ou até mesmo adiar uma atividade, você pode fazer isso de maneira produtiva.

Faça algo nesse período que te ajude quando voltar, como arrumar sua mesa, comer alguma coisa, ou até mesmo uma tarefa sem relação direta com os estudos, mas que te ajudará de alguma forma, como fazer uma caminhada, por exemplo.

-

E ai, gostou? Quer aprender mais sobre algum desses pontos, ou de qualquer outro? Fique de olho que virão muito mais artigos com diversas técnicas para você melhorar todos os dias!

Sinta-se livre para deixar um comentário aqui embaixo falando o que você gostaria de ver aqui!

Até mais!