Aposto que você está cansado de ouvir/ver falar sobre a famosa regra de 3, né?

Seja nas aulas de matemática, química, ou até mesmo para simples probleminhas da vida cotidiana que essa milagrosa regra resolve.

Mas o assunto de hoje é sobre outra regra de 3, também muito poderosa, mas não é a da matemática, é a da PRODUTIVIDADE.

Ela foi desenvolvida por um autor norte-americano, chamado J.D. Meier, em seu livro Getting Results the Agile Way. Não achei o livro em português, não fizeram a tradução, mas significa basicamente “obtendo resultados de maneira ágil”.

Ficou curioso para saber a regra simples que pode transformar seus resultados?

Então vamos lá, é realmente MUITO simples:

Primeiro, escreva três coisas que deseja realizar no dia;

Segundo, escreva três coisas que deseja realizar na semana:

Terceiro, escreva três coisas que deseja realizar no ano.


Só isso! Fácil, não?

Agora vêm as recomendações do livro para quando você começar a aplicar a Regra de 3 (eu aconselho que já seja amanhã!):

1 - Comece todos os dias pensando no que você deve focar nesse dia: como fazer com que as 3 tarefas determinadas possam ser realizadas?

2 - Teste-se ao longo do dia: você se lembra quais são as prioridades do dia? Pense nisso vez ou outra. Se possível, deixe as tarefas anotadas em algum lugar que possa ver o tempo todo (como por exemplo na porta da geladeira, ou em um post-it colado no monitor de seu computador).

3 - Melhore suas estimativas: o segredo aqui é prestar atenção em quanto tempo você imagina que as tarefas demorariam e quanto elas realmente demoraram. É um exercício de autoconhecimento, que você vai aprimorando com o tempo.

Ex.: Você imagina que demoraria 10 minutos para fazer um exercício de matemática. No fim, você demorou 15. Preste atenção nisso pois vai te ajudar a ir administrando melhor o seu tempo.

4 - Sinta-se bem quanto aos seus resultados: busque se recompensar de alguma maneira ao realizar o que tinha planejado para o dia, semana e ano. Seja comer algo gostoso, ver um filme, jogar bola, ou simplesmente sentir-se orgulhoso. É importante reconhecer o seu esforço.


Existem diversas alternativas para melhorar sua produtividade e gestão de tempo, porém a maioria delas demanda um esforço considerável para serem botadas em prática.

A grande sacada da regra de 3 da produtividade é que o esforço demandado é praticamente zero, você consegue fazer facilmente e, mesmo assim, os resultados obtidos são gigantes!

Não perca mais tempo não, comece amanhã já!

Depois vem aqui nos comentários, ou manda um inbox no facebook nos contando como está sendo. A gente fica super feliz em poder ajudar e compartilhar experiências :)

É isso ai, bora trabalhar duro!